Pré-história

Considerações Conceituais

 

            Tradicionalmente, Pré-História é o período compreendido entre o aparecimento dos primeiros hominídeos  e os primórdios dos registros escritos. Hoje, a Arqueologia utiliza o termo Pré-História para o estudo de qualquer cultura extinta.

            As sociedades Pré-Históricas, também podem ser denominadas de Sociedades Ágrafas ou de Sociedades Pré-Letradas.

Periodização

            A Pré-História pode ser dividida em períodos. São eles: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

 

Paleolítico(+ou- 1.500.000 a.C   a   +ou-10.000 a.C)

 

- A SOCIEDADE DOS COLETORES-CAÇADORES.

-Este período também é chamado de Idade da Pedra Lascada ou Selvageria ;-É o período mais longo da Pré-História;-Instrumentos fabricados com osso, madeira, pedra (lascas) e chifres;-Economia Coletora de Subsistência – Os homens vivam da coleta de frutas e raízes, da pesca e da caça;-Coletivismo (tudo era dividido entre todos);-Propriedade Individual das armas e dos utensílios;-Artesanato doméstico rudimentar;-Uso intenso do Fogo;-Nomadismo;-Vida em bandos (hordas);-Morada em cavernas ou em choças;-Divisão natural ou sexual do trabalho;-Clãs auto-suficientes;-Trocas eventuais;-Chefia em função da liderança;- Arte rupestre ou córnica;-Magia simpática ou propiciatória;-Começo da preocupação com a morte;

 

Neolítico (+ou- 10.000 a.C  a  +ou- 6.000 a.C)

 

-Este período também é denominado de Idade da Pedra Polida ou Barbárie; -Sedentarismo; Economia Produtora : Baseada na Agricultura e na Domesticação de Animais (Revolução Agrícola ou Neolítica); Aumento populacional; - Tecelagem; - Cerâmica; - Arado; - Barco e Roda; - Produção de excedentes (sobras); - Os clãs formam aldeias, que formam tribos; - Família; - Propriedade Privada (particular); - Classes Sociais; - Intensificação da vida espiritual (Menires e Dolmens); - Início das trocas comerciais; - Comunidades transformaram-se em vilas e cidades; - Organizações políticas como Estados; - Aprimoramento da divisão do trabalho social.

 

Idade dos Metais ( +ou- 6.000a.C  a  +ou-4.000 a.C)

 

-Este período também é chamado de Civilização; - Tem início no Neolítico e avança para a História propriamente dita; -É fator dominante da Segunda Revolução foi o aparecimento da Metalurgia (Revolução Urbana – aparecimento das Cidades); Metalurgia do Cobre, do Bronze e do Ferro; - Intensificação das trocas (comércio) e da divisão do trabalho; - Ampliação da propriedade privada; - Surgem e se aperfeiçoam os sistemas de escrita, numeração, calendário, contagem, pesos e medidas; -Sociedade mais complexas em suas atividades e componentes sociais.

 

 

A  EVOLUÇÃO  DA  ESPÉCIE  HUMANA

 

 

 

Os hominídeos são os ancestrais diretos do homem. 

 

 

1.     RAMAPITHECO:  viveu há cerca de 14 milhões de anos e é considerado o mais antigo ancestral do homem, provavelmente vivia em arvores.

 

2.     AUSTRALOPITHECO:  hominídeo surgido há 3 milhões de anos, tinha menos da metade do nosso volume cerebral. Andava em pé, usava as mãos para colher frutos, atirar pedras e paus para abater pequenos animais.

 

3.     HOMO  HABILIS:  primeira forma humana, surgida há 2 milhões de anos. O cérebro era um pouco maior que o do Australopitheco e fabricava suas ferramentas quebrando lascas de pedra. Junto a seus fósseis foram encontrados vestígios das cabanas que construía.

 

4.     HOMO ERECTUS:  o homem de Java e de Pequim. Forma humana surgida há 1,6 milhões de anos.  Tinha o cérebro maior que o do Australopitheco e o corpo mais evoluído. Vivia em bandos de 25 a 30 pessoas.  Descobriu o fogo, fabricava instrumentos, caçava, pescava e coletava raízes e frutos. Saiu da África e se espalhou pela Europa e pela Ásia.

 

5.     HOMEM DE NEANDERTHAL:  ( Homo sapiens neanderthalensis )  surgiu há cerca de 150 mil anos atrás.  Enfrentou um período glacial muito intenso. Seu cérebro era aproximadamente igual ao nosso. Usava instrumentos bem feitos e já enterrava os mortos. Conviveu com os primeiros homens modernos.

 

6.     HOMEM ATUAL:  ( homo sapiens sapiens )  o mais antigo fóssil dessa espécie é a do Homem de Cro-magnon, surgido há cerca de 35 mil anos atrás.  Fisicamente é igual ao homem atual. Seu cérebro era bem desenvolvido. Em busca de caça, ocupou todas as partes da Terra, em grupos de caçadores e coletores.  Homo sapiens sapiens

 

 

 

 

PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL

 

            Existem várias hipóteses sobre a ocupação humana da América. A mais aceita sustenta que os primeiros homens a chegarem à América vieram do norte da Ásia, através do Estreito do Bering. Para alguns, as primeiras migrações ocorreram há, aproximadamente, 20 mil anos. Para outros, como a arqueóloga brasileira Niède Guidon, as mais antigas travessias foram realizadas entre 40 mil e 70 mil anos atrás.

            No Brasil, os mais antigos vestígios da presença humana datam do período Paleolítico. A Pré-História Brasileira é o período que antecede a chegada  portuguesa em 1500.

            Existiam mais de uma centena de nações indígenas, cada qual com crenças, língua, técnicas e costumes distintos. Levando em consideração o critério Língua, os indígenas podem ser classificados em 04(quatro) grupos principais. São eles: Tupi – ocupava o litoral brasileiro e várias regiões do sertão (interior); Jê ou Tapuia – ocupava o Brasil Central; Nuaruaque (Nu-Aruak) – Ocupava certas regiões da Amazônia e do Estado do Mato Grosso; Caraíba (Karib) – Ocupava o Norte da Região Amazônica.

 

            Apesar das diferenças culturais, existiam características comuns entre os povos indígenas: - A organização econômica baseava-se principalmente na caça, na pesca e na guerra; - A organização social básica era a Família e os Aldeamentos; - Cada aldeia (Taba) tinha vida própria e era governada por um conselho de chefes (Morubixabas); - Coletivismo; - Propriedade individual de alguns objetos como as armas, as roupas e os enfeites; - Ausência genérica da propriedade privada; - São raras as sociedades indígenas estratificadas; - Viviam em cabanas (ocas), feitas de sapé ou de folas de palmeiras, e geralmente dispostas em círculo; - A Ocara, era uma área livre no centro do espaço das ocas, destinada às reuniões coletivas; -Divisão  natural ou sexual do trabalho; -Xamanismo – Forma de religião na qual determinados membros do grupo entram em contato com o mundo sobrenatural, procurando defender e proteger a comunidade. O Xamã é o Pajé;- Vasto conhecimento astronômico; - A Arte possui aspectos práticos : cânticos, danças e artefatos. Pintura corporal, tapiragem (mudar a cor das penas dos pássaros e das aves), trançados, a cerâmica só existia em alguns grupos étnicos; - A mais importante tradição indígena foi a prática do ‘MUTIRÃO’(trabalho coletivo que buscava o benefício de toda a coletividade).; Ocas formam Aldeias, que formam Tribos, que formam as Nações.

 

 

Divisão do Trabalho

Mulheres

Homens

Plantio e Colheita; Coleta; Produção de farinha; fiação e tecelagem; serviços domésticos; cuidas das crianças.

Derrubada da mata; coivara; caça e pesca; fabrico de instrumentos; construção de casas, proteção da família e da aldeia; guerra.